Pular para o conteúdo
Papelão Ondulado: Como são produzidas as chapas de papelão? - CoBAP
Voltar

Papelão Ondulado: Como são produzidas as chapas de papelão?

Papelão Ondulado: Como são produzidas as chapas de papelão?

O Papelão Ondulado dá forma a diversos produtos. No período da Revolução industrial, no século 18, as embalagens de papelão surgiram como um facilitador para o transporte e envio dos produtos fabricados.

A primeira utilização do papelão ondulado foi em 1856 como foro de chapéus. A partir de 1871, o papelão realmente começou a ser utilizado como embalagens para empacotar artigos frágeis – no caso garrafas de vidro.

Atualmente, ele é um material de importância fundamental para a indústria, principalmente por ser versátil, barato e sustentável, já que sua matéria-prima é reciclada.

Chapas de papelão ondulado

 

As chapas de papelão ondulado são a base para as caixas e acessórios de papelão.

Elas são formadas através de duas estruturas bases: a capa lisa e o miolo ondulado. A capa é a base que reverte o miolo ondulado, responsável pela espessura da chapa.

As chapas de papelão possuem estruturas e espessuras dimensionadas da forma que melhor se encaixa com os produtos que serão embalados.

Alguns desses formatos é a Face Simples, um dos mais conhecidos e utilizados, onde há apenas uma capa lisa revestindo o miolo ondulado de espessura de 2,7MM.

Como são produzidas as chapas de papelão?

 

O início do processo de produção das chapas se dá pela sua matéria-prima: a pasta de celulose. O papelão é um produto sustentável por sua matéria também ser obtida através da reciclagem, sem perder suas propriedades.

A CoBAP, por ter a responsabilidade ambiental em seu DNA, trabalha exclusivamente com material reciclado na produção de papelão.

A segunda fase é a criação das folhas de papel a partir da pasta celulósica, iniciando a criação de formas das chapas. Nesta etapa, é importante retirar o excesso de água da pasta, deixando-a completamente seca.

Daí em diante é necessário dar o formato desejado à elas, estruturando duas ou três camadas de folha de papelão coladas umas nas outras.

Para fazer o papelão ondulado, uma das folhas precisa ser necessariamente o miolo ondulado. Para transformar a folha lisa e dar a sua forma característica é importante utilizar uma máquina específica para garantir o efeito, a onduladeira.

Após o miolo estar pronto, basta unir as folhas a partir da estrutura e espessura desejada e assim, a chapa estará pronta.

Com as chapas de papelão ondulado prontas, começa um novo processo de acessórios e caixas. A CoBAP trabalha com várias espessuras e produtos feitos a partir de papelão ondulado. Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *