Pular para o conteúdo
Reciclagem do papelão ondulado: por que ela é tão importante? - CoBAP
Voltar

Reciclagem do papelão ondulado: por que ela é tão importante?

Reciclagem do papelão ondulado: por que ela é tão importante?

A reciclagem do papelão ondulado traz grandes benefícios para empresas que optam por este produto. Desde o transporte até o consumidor final, o papelão ondulado traz diferenciais que envolvem diversos setores.

As embalagens utilizadas nas atividades logísticas têm grande participação no fator do impacto ambiental e precisam ser observadas e escolhidas com cuidado, já que a tendência é a expansão da atividade logística devido ao grande ciclo de oferta e procura.

Por sua grande taxa de reciclagem, o papelão ondulado torna-se grande aliado de empresas que escolhem um produto que ofereça segurança a um baixo custo, mas seus benefícios não se limitam apenas a isto.

Você sabe como é o processo de reciclagem do papelão ondulado?

A primeira fase inicia com a obtenção do papelão através de empresas especializadas ou cooperativas.

A separação é feita para poder seguir por um processo de trituração, onde o papelão é colocado numa espécie de liquidificador gigante com água, para que as fibras de papel sejam separadas e levadas para o passo seguinte.

Na centrifugação há separação de impurezas como grampos e areia, dentre outros materiais que possam ficar presos ao papelão.

Em seguida, produtos químicos são acrescentados para retirar vestígios de tinta e clarear o produto. Após estes processos, o que sobra é uma pasta para ser prensada e levada para secagem e moldagem em outros equipamentos.

Quais os benefícios que a reciclagem do papelão ondulado pode trazer?

A atividade gera impactos positivos para o meio ambiente e para a população que utiliza o produto, pois a reutilização dos seus componentes evita o desmatamento.

As árvores são a matéria-prima para a produção do papel e do papelão. A reutilização pode reduzir o número de árvores utilizadas em até 30 árvores por tonelada de papel.

O consumo de água durante o processo também é reduzido, passando de 100 mil litros que seriam comumente gastos para apenas 2 mil litros com a reciclagem do papelão ondulado. Em muitos casos essa água ainda é reutilizada em outros processos através da drenagem.

Quanto à energia elétrica, a redução pode chegar a 80% comparado a processos tradicionais de produção do papel. Também há benefícios diretos para a população, já que a reciclagem pode gerar cerca de 5 vezes mais empregos dado ao ciclo que a reciclagem pode gerar.

A reciclagem do papelão é considerada a melhor forma de evitar o desperdício do material, contribuindo também com a preservação do meio ambiente, já que além de todos os benefícios citados, ainda há a diminuição da quantidade de resíduos presentes no ambiente.

Agora que você já sabe os benefícios da reciclagem do papelão para o meio ambiente, conheça as vantagens do papelão ondulado para sua empresa.

A CoBAP tem o compromisso de entregar ao cliente toda a segurança e versatilidade que o papelão ondulado pode oferecer. Conheça nossos produtos e entre em contato com nossa equipe pelo site da CoBAP ou ligando para (85) 4009-4977.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *