Pular para o conteúdo
EPC: Você sabe o que é? - CoBAP
Voltar

EPC: Você sabe o que é?

EPC: Você sabe o que é?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva e o fornecimento deve ser feito pelas empresas.

Estes equipamentos tem o objetivo de proteger a saúde e a integridade físicas dos colaboradores que trabalham em ambientes que ofereçam riscos.

A adoção de medidas de proteção também pode proporcionar outros benefícios para empresas, como a qualidade de vida dos colaboradores, a redução dos afastamentos causados por acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Além de proteger os colaboradores, os equipamentos de proteção se estendem a todas as pessoas que frequentam os locais, incluindo clientes e fornecedores em visitas periódicas.

Quando se fala em segurança no trabalho, pode haver confusão entre EPCs e EPIs, que basicamente cumprem a mesma função, mas de modos diferentes.

Os EPIs são de uso individual e dependem da correta utilização de cada equipamento, já os EPCs são para a proteção coletiva.

Segurança no trabalho: Quais são os EPCs mais comuns?

Os EPCs são instalados no local do trabalho e podem ser apresentados fixos ou móveis. Portanto, podem variar de acordo com a necessidade do ambiente da empresa e o serviço praticado no local.

Os EPCs mais comuns são:

  • cones;
  • placas de sinalização;
  • redes de proteção;
  • sistemas de ventilação e de controle de temperatura;
  • linha de vida;
  • chuveiro e lava olhos de emergência.

Na CoBAP temos o cuidado com todos os colaboradores, com o objetivo de entregar um local seguro para todos e que promova boas experiências em nossos espaços.

Agora que você já sabe o que são os equipamentos de proteção coletiva pode ficar atento ao seu local de trabalho e garantir a qualidade de vida dos seus colegas de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Nos acompanhe a CoBAP nas redes sociais!
Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn com diversos conteúdos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *